MOBILIDADENotíciasOutros

Detran SC propõe plano para zerar fila de espera para o exame prático de direção

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran SC) está desenvolvendo um plano ambicioso para reduzir a longa fila de espera para a realização do exame prático de direção no estado. Atualmente, 31 mil pessoas aguardam para fazer a prova prática, sendo 7 mil somente em Florianópolis. Segundo o presidente do Detran SC, Kennedy Nunes, a espera média para realizar o exame chega a oito meses em algumas regiões.

A solução proposta pelo órgão envolve a criação do Serviço de Examinador de Trânsito, que será viabilizado por meio de um Projeto de Lei (PL) que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O projeto visa aumentar o número de examinadores sem a necessidade de criar novos cargos públicos, algo que traria custos adicionais ao estado.

Atualmente, 114 policiais civis e 36 agentes de trânsito são responsáveis por realizar os exames práticos em Santa Catarina. O PL propõe a possibilidade de credenciamento de novos profissionais, com a meta de aumentar o total de examinadores para 500.

“Com esse credenciamento, acreditamos que será possível reduzir o tempo de espera de meses para semanas, permitindo que as pessoas consigam tirar sua carteira de motorista com mais agilidade”, afirma Kennedy Nunes.

Kennedy destacou que o credenciamento de mais examinadores não acarretará em aumento de custos para os motoristas. O valor que cada examinador receberá por teste (R$ 7,00) já está incluído na taxa paga pelos candidatos ao exame de direção, não havendo alterações no valor final.

Além disso, servidores públicos que já desempenham a função de examinadores poderão continuar a realizá-la no contraturno de suas jornadas, sem prejuízo ao seu horário de trabalho principal.

O Projeto de Lei que cria o Serviço de Examinador de Trânsito está previsto para ser votado na Alesc após as eleições. A expectativa é que, uma vez aprovado, o credenciamento de novos examinadores possa começar rapidamente, acelerando o processo de realização dos exames práticos e zerando a fila de espera.

A proposta chega em um momento crítico, visto que o atraso na realização do exame prático tem gerado transtornos para milhares de pessoas que aguardam pela habilitação. Com o aumento no número de examinadores, o Detran SC espera proporcionar mais agilidade no processo de emissão de carteiras de motorista, permitindo que os novos condutores possam se habilitar e ingressar no mercado de trabalho com mais rapidez.

A iniciativa também busca melhorar a eficiência do Detran SC, atendendo à crescente demanda de candidatos à habilitação no estado e promovendo um serviço público mais ágil e eficiente.