Túnel único no Morro dos Cavalos é nova aposta para reduzir custos e acelerar obras na BR-101
Uma nova alternativa para solucionar o tráfego no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, está em análise pelo governo federal. A proposta prevê a construção de apenas um túnel na BR-101 e a transformação da pista atual em via de mão única.
O modelo foi discutido na última semana em reunião entre o Ministério dos Transportes e o Fórum Parlamentar Catarinense. A informação foi confirmada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), presidente do fórum. Segundo ele, a sugestão partiu do próprio ministério e busca tornar a obra mais viável economicamente, com menor impacto no valor do pedágio para os usuários da rodovia.
Com a construção de apenas um túnel e a utilização da pista existente para tráfego em um só sentido, a expectativa é de redução de custos em relação a projetos anteriores, que previam dois túneis ou a criação de um contorno rodoviário. A mudança também pode acelerar o início das obras, consideradas estratégicas para o fluxo de veículos na região.
A proposta será incluída no processo de “otimização do contrato” de concessão da BR-101, atualmente em estudo por uma comissão técnica do Tribunal de Contas da União (TCU). O grupo terá até 120 dias para avaliar a viabilidade técnica, financeira e jurídica da mudança. A decisão final caberá ao Ministério dos Transportes, à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ao TCU e à concessionária responsável — a Arteris ou uma nova empresa, caso haja mudança na gestão.
A renovação da concessão, que poderá valer por até 15 anos, prevê cerca de R$ 10 bilhões em investimentos nas BRs 101 e 116. No caso da BR-116, a previsão é de menos intervenções por se tratar de um trecho com menor volume de tráfego.
A solução para o Morro dos Cavalos é uma demanda antiga da população e dos motoristas que enfrentam lentidão frequente no local. A proposta de túnel único com pista em mão única surge como alternativa mais rápida e econômica, com potencial para destravar um dos principais gargalos da rodovia federal em Santa Catarina.