MOBILIDADENotícias

SC-401 terá 28 desapropriações para obras da terceira faixa em Florianópolis

 

Governo publica decreto de utilidade pública; obra começou em março e deve ser concluída em um ano e meio

A ampliação da SC-401, em Florianópolis, exigirá 28 desapropriações ao longo dos 10,07 km de extensão da rodovia. As obras da terceira faixa começaram em 17 de março, mas somente na semana passada o Governo de Santa Catarina publicou o decreto que declara de utilidade pública os imóveis afetados.

O decreto, assinado pelo governador Jorginho Mello (PL), autoriza a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) a promover as desapropriações, tanto de forma amigável quanto judicial. A pasta também poderá solicitar a imissão provisória na posse dos terrenos, o que garante agilidade no andamento da obra.

O trecho em obras vai do acesso a Santo Antônio de Lisboa até o entroncamento da SC-404, que leva à Lagoa da Conceição. As intervenções começaram pela reta da SC-401, nas regiões do Saco Grande e Monte Verde, onde não há necessidade de desapropriações. Já áreas mais complexas, como o morro das Madeireiras, ainda aguardam o início dos serviços.

A expectativa do governo é que a obra seja concluída em até um ano e meio, com a construção da terceira faixa para melhorar o tráfego em uma das rodovias mais movimentadas da Capital.