Florianópolis inicia asfaltamento da nova ponte da Lagoa para abertura parcial
Obra mais relevante em andamento na cidade deve ter tráfego liberado até julho; investimento ultrapassa R$ 50 milhões
A Prefeitura de Florianópolis deu início nesta terça-feira (24) ao asfaltamento da nova ponte da Lagoa da Conceição, considerada a maior obra de infraestrutura em execução na Capital. A intervenção marca a reta final para a abertura parcial da estrutura, prevista para ocorrer até o início de julho.
A pavimentação inclui os acessos pela Avenida das Rendeiras, a nova rótula no Centrinho e toda a extensão da travessia. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade conduz a instalação do sistema de iluminação pública e da sinalização de segurança.
Com a liberação parcial, o tráfego será desviado temporariamente pela faixa da direita da nova ponte, no sentido Avenida das Rendeiras. A ponte antiga seguirá em operação apenas no sentido contrário. A abertura total está prevista para ocorrer ainda em julho, junto da entrega completa das cabeceiras e da rótula na cabeceira do Centrinho, o que resultará em alterações no trânsito local.
Trânsito: novas rotas no Centrinho e nas Rendeiras
Com a nova sinalização e reorganização do sistema viário da região, motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), no Centrinho, deverão acessar a nova travessia pela lateral da rótula, à esquerda, próximo à Rua Manoel Isidoro da Silveira.
Quem vier das Rendeiras passará diretamente pela nova ponte e, ao chegar ao Centrinho, poderá seguir para o Canto dos Araçás ou para o Via Lagoa Shopping, dependendo da rota escolhida.
Estrutura e revitalização
A nova ponte conta com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, sendo construída em concreto armado com formato curvo. Ela terá duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, além de dois passeios laterais para pedestres (com 2,5 metros de largura) e uma ciclovia bidirecional de 2,8 metros. A estrutura substituirá a ponte atual, que está desgastada e considerada pequena para o atual fluxo da região.
O projeto prevê ainda a revitalização completa do entorno, com a construção de praças públicas em ambos os lados da travessia, decks de contemplação com guarda-corpos metálicos, paisagismo, iluminação qualificada, bancos, mesas e sanitários acessíveis. Um boulevard será implantado no lado do Centrinho após a demolição da ponte antiga.
No lado das Rendeiras, outra praça será construída no aterro da cabeceira da ponte antiga, próximo à nova estrutura, mas sem ligação direta com o boulevard.
Impacto ambiental e mobilidade
Mais do que uma intervenção urbana, a nova ponte possui também função ambiental, pois sua estrutura vai melhorar a oxigenação das águas entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no bairro Campeche. A nova travessia terá altura livre de 6 metros, três vezes maior que a atual, e vão de 30 metros para embarcações, facilitando a mobilidade náutica.
A obra conta com todas as licenças ambientais necessárias, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), além das autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.
Terminal Lacustre e integração de modais
Em outubro de 2024, foi entregue o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, com estrutura moderna, cobertura, bancos, sanitários acessíveis, bicicletários e controle de acesso. Ele fica a cerca de 40 metros do antigo terminal e servirá como ponto estratégico de integração para o deslocamento até a Costa da Lagoa, por meio de embarcações públicas.
A geometria da nova ponte permitirá conectar a ciclovia das Rendeiras com o sistema cicloviário que liga ao Terminal da Lagoa (TILAG), favorecendo o uso de transportes alternativos e promovendo acessibilidade e mobilidade sustentável na região.
Investimento e prazo
Toda a obra está sendo executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda., com previsão de dois anos de duração e investimento estimado em R$ 53 milhões. A conclusão total do projeto, incluindo a demolição da ponte antiga e a finalização das praças e boulevard, está prevista para o segundo semestre de 2025.