Celesc inicia cobrança por recarga de veículos elétricos a partir de segunda-feira (23)
A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) passará a cobrar pelo uso das estações de recarga de veículos elétricos no estado a partir da próxima segunda-feira, 23 de setembro. A medida busca garantir a manutenção e a expansão do corredor elétrico, que hoje é um dos maiores do Brasil, atendendo uma frota de cerca de 22 mil veículos elétricos, entre híbridos e 100% elétricos, de acordo com o Detran-SC.
O serviço, que era gratuito desde o lançamento do projeto em 2015, terá agora uma cobrança para cada sessão de recarga, com valores definidos de acordo com o tipo de estação utilizada.
Valores das tarifas
– Estações Rápidas: R$ 2,49 por kWh, acrescido de R$ 5,00 como taxa de desbloqueio.
– Estações Semi rápidas:R$ 2,19 por kWh, mais R$ 2,50 de taxa de desbloqueio.
Um veículo elétrico com uma bateria de 40 kWh, por exemplo, terá um custo de aproximadamente R$ 104,60 em uma estação rápida, enquanto em uma estação semirrápida o custo será de R$ 89,10.
Além disso, para incentivar a rotatividade nas estações de recarga, a Celesc estipulou uma tolerância de 10 minutos após o fim da carga. Caso o veículo permaneça estacionado após esse período, será cobrada uma taxa de R$ 1,00 por minuto de ociosidade.
Como funcionará o pagamento
Os usuários deverão realizar o pagamento exclusivamente por meio do aplicativo “Eletroposto Celesc”, disponível para download em plataformas Android e iOS. Através do aplicativo, será possível cadastrar cartões de crédito ou utilizar vouchers, seguindo as instruções para iniciar e encerrar a recarga do veículo.
Para utilizar o app, o motorista precisa localizar a estação mais próxima, iniciar o processo de recarga, e poderá optar por encerrar a sessão a qualquer momento, caso não precise atingir 100% da capacidade da bateria.
A evolução do projeto Eletropostos
O projeto “Eletropostos Celesc” foi criado em parceria com a Fundação Certi e faz parte de uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde 2015, a Celesc vem investindo na infraestrutura para apoiar o crescimento da frota de veículos elétricos em Santa Catarina.
Fases do projeto:
– Fase 1 (2015):Início com 7 estações instaladas, criando um corredor elétrico de 300 km, em cidades como Florianópolis, Joinville e Araquari.
– Fase 2 (2018): Expansão para 1.500 km de cobertura com 23 novas estações, cobrindo 75% do estado.
– Fase 3 (2023): Crescimento contínuo com a adição de 20 novas estações, incluindo uma ultrarrápida, totalizando 66 estações em 35 municípios.
O aumento significativo do uso dessas estações reflete o crescimento da frota de carros elétricos. Em 2023, houve um aumento de quase 560% no número de recargas realizadas em relação a 2021. O consumo de energia nas estações subiu de 29.648 kWh para 246.686 kWh no mesmo período, um salto de 732%.
Cobrança visa manutenção e expansão
O gerente do projeto do Corredor Elétrico Catarinense, Marco Gianesini, afirma que a cobrança é fundamental para garantir a continuidade e o crescimento do serviço.
“A introdução das tarifas garantirá que os catarinenses possam contar com uma infraestrutura robusta e em constante crescimento, reforçando o compromisso da Celesc com a inovação e o desenvolvimento sustentável”, destacou Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.
A cobrança por ociosidade nos eletropostos já é adotada por empresas como Shell Recharge e Volvo Recharge. A medida visa evitar que os veículos permaneçam ocupando as estações após o término da carga, facilitando o acesso de mais motoristas ao serviço.
A importância do projeto para a mobilidade sustentável
O corredor elétrico de Santa Catarina é um marco para o desenvolvimento sustentável no Brasil, e a expansão da rede de recarga de veículos elétricos é um passo essencial para fomentar o uso de tecnologias mais limpas. A Celesc continua empenhada em garantir que a infraestrutura acompanhe o crescimento da frota elétrica, oferecendo aos usuários um serviço de qualidade e acessível.