MOBILIDADENotícias

Santa Catarina Avança na Cobrança de Multas para Motoristas Estrangeiros

 

O Detran/SC e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/SC) deram um importante passo em 2024 ao renovar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que aprimora o sistema de cobrança de multas para veículos estrangeiros. A medida garante que motoristas que cometerem infrações no estado não fiquem impunes, mesmo ao retornarem aos seus países de origem.

Segundo Kennedy Nunes, diretor do Detran/SC, a iniciativa é essencial para reforçar a ordem e a segurança, especialmente durante a movimentada temporada de verão. “Infelizmente, muitos carros do exterior aproveitam a temporada para infringir regras e saem sem pagar. A partir desta temporada, ‘las cosas cambiaron’”, destacou Nunes.

Entre 2019 e agosto de 2024, Santa Catarina registrou 34.170 infrações cometidas por motoristas estrangeiros, totalizando mais de R$ 6 milhões em multas. Com a PRF responsável pela execução das cobranças, a expectativa é de maior eficácia no sistema, resultando não apenas em arrecadação, mas também em mais segurança nas rodovias.

Essa renovação do ACT reforça o compromisso de Santa Catarina com a inovação e o respeito às normas de trânsito, visando melhorar a experiência de todos que trafegam pelo estado.